sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O que é terapia holística e como ela interage com a dança?

Olá, sejam bem vindos.

Essa é minha primeira postagem nesse blog e vou falar um pouquinho sobre terapia holística e sua interação com dança, principalmente a dança cigana.

Terapias holísticas são tratamentos voltados para o bem estar considerando o indivíduo como um todo e não somente parte, ou seja, trata a pessoa por completo, de forma física, mental e espiritual.

Nas terapias holísticas encontramos métodos bem variados de tratamento, como por exemplo as terapias energéticas que visam reequilibrar os corpos energéticos ou aura do indivíduo para sanar as doenças, tratar as emoções em descontrole ou apenas promover o bem estar.

Dentre as terapias energéticas podemos citar o Reiki e o Karuna que são técnicas de imposição das mãos para promover equilíbrio dos chakras e corpos sutis (que falaremos mais em outros tópicos), nessas terapias são usados mantras (sons) e yantras (símbolos) para ativar a energia a ser trabalhada. O terapeuta se conecta com as Energias Universais, faz determinações e ativa os yantras através dos mantras, coloca as mãos sobre o local a ser tratado e canaliza a energia para esse fim. Várias são as aplicações dessas terapias e elas não estão limitadas à pessoas, podem ser utilizadas em ambientes, animais, objetos e muito mais...

Há também terapias que se utilizam da linguagem corporal e facial para determinar métodos mais eficazes de tratamentos, pois nosso corpo expressa, a todo instante, todas as nossas emoções. Na maior parte do tempo nós nem sequer notamos as mensagens que estamos comunicando com nossas expressões, gestos e posturas, mas para um terapeuta holístico essas são as informações mais importantes que transmitimos.  

Neste ponto encontramos a dança. A dança é uma linguagem corporal que  podemos e devemos utilizar como terapia.

Existem muitos tipos e modalidades de danças, todos os povos e culturas têm algum tipo de dança, algumas são clássicas e cheias de regras, outras modernas e com total liberdade de expressão, outras são ritualisticas e sagradas...

A dança cigana, agrega vários outros tipos de danças e culturas, pois sendo os ciganos um povo viajante, em cada local que passaram adquiriram conhecimentos que incorporaram em sua cultura e tradição. Cada gesto e movimento tem seu significado particular, tudo é uma forma de comunicação e possue sua linguagem oculta.

A dança cigana apesar de possuir regras básicas, nos dá liberdade para expressarmos nossas mensagens internas através dos movimentos de nossos corpos... o mexer das saias, os movimentos das mãos, os olhares... . Nela demonstramos alegria, tristeza, paixão, raiva, desejos... enfim, tudo o que temos em nosso íntimo... por isso pode e deve ser utilizada como forma de terapia.
Beijos carregados de boas energias e até a próxima postagem!!!


Eu e meu amor bailando

Nenhum comentário:

Postar um comentário